Foto: Reprodução/Instagram
Morreu nesta quinta-feira (1º) a cantora Nana Caymmi, um dos principais nomes da música brasileira. A artista de 84 anos estava internada desde agosto de 2024 na clínica São José, em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro, para tratar de uma arritmia cardíaca.
A causa da morte da artista não foi informada até o momento, mas o estado de saúde dela inspirava cuidados há meses. Em fevereiro, o irmão dela, o também músico Danilo Caymmi, afirmou que a cantora não estava “nada bem” em decorrência da obesidade.
A saúde da cantora se agravou desde julho do ano passado, quando foi internada por três vezes. A última, em agosto, manteve a artista hospitalizada até o fim da vida. Nana Caymmi completou 84 anos na última terça-feira (29), e recebeu uma série de homenagens.
Quem foi Nana Caymmi?
A artista, nascida Dinahir Tostes Caymmi, nasceu no Rio de Janeiro em 1941, e é a primeira filha dos cantores Stella Maris e do baiano Dorival Caymmi. Conforme informações do jornal O Globo, O pai já era famoso, e ainda ganhou como irmãos os também músicos Dori e Danilo.
Ela foi a inspiração para que Dorival escrevesse a letra de uma das principais canções de ninar para crianças brasileiras. Chamada de ‘Acalanto’, a música tem versos como “boi, boi, boi, boi da cara preta/ pega essa menina que tem medo de careta”.
Durante a vida, Nana chegou a ser casada algumas vezes, incluindo os cantores e compositores Gilberto Gil e João Donato. Dona de declarações fortes, autênticas e, por vezes, polêmicas, em 1973, a artista se definiu em uma entrevista ao O Globo:
“Nana Caymmi é uma senhora neurótica. Venho de uma família de dois compositores e dois intérpretes que muito me orgulham, onde a música é mais nossa vida que nosso ganha-pão”, disse.
A cantora gravou uma série de discos e chegou a transitar por ritmos como o bolero e a MPB do Clube da Esquina. Faixas como “Não Se Esqueça de Mim“, “Suave Veneno” e “Resposta ao Tempo” foram eternizadas na voz de Nana.
Ainda não há informações sobre o velório e o sepultamento da artista.
As informações são do Diário do Nordeste