Foto: Shutterstock/Edson de Sousa Nascimento
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) voltou a proibir, nessa quarta-feira (30), a venda do creme dental Total Clean Mint, da marca Colgate. A medida cautelar estava suspensa devido a um recurso da empresa, que havia solicitado a suspensão da interdição, mas a própria marca retirou o recurso, esclareceu a Anvisa.
Assim, a suspensão da venda e do consumo do produto, determinada em 27 de março pela agência reguladora, continua em vigor. A medida foi tomada pela Anvisa após inúmeros registros de reações adversas, como lesões bucais, inflamação gengival e edema labial.
As reclamações relacionadas ao produto iniciaram após a mudança de sua fórmula em julho de 2024, quando o fluoreto de sódio foi substituído por fluoreto de estanho.
A agência reguladora destacou que não existe a determinação de recolhimento dos produtos que já estão no mercado, mas que a pasta dental não deve mais ser comercializada pelos pontos de venda.
“A Agência recebeu relatos de eventos adversos que indicam que a presença na formulação da substância fluoreto de estanho, que tem conhecidos benefícios antimicrobianos e anticárie, pode estar associado a reações indesejáveis em alguns usuários,” afirmou a Anvisa em nota à época da suspensão preventiva e temporária.
A linha de produtos Colgate Total Clean Mint substituiu a linha Total 12 da marca.
Recomendações da Anvisa
A Anvisa recomenda que os consumidores observem sinais de irritação e interrompam o uso do produto em caso de desconforto. Já os profissionais de saúde devem monitorar sinais de alterações bucais nos pacientes, orientá-los sobre possíveis reações adversas e recomendar alternativas para indivíduos sensíveis.
Veja possíveis reações adversas do uso do creme dental Clean Mint da Colgate
-Lesões bucais
-Sensações dolorosas
-Sensação de queimação/ardência
-Inflamação gengival
-Edema labial
Como notificar a Anvisa
A agência também destacou a importância de a população notificar problemas com o uso de produtos. A notificação pode ser feita por meio de preenchimento de formulário no sistema e-Notivisa.
O que diz a Colgate
A Colgate Brasil se manifestou, em nota nas redes sociais, afirmando que a marca tem como propósito proporcionar às pessoas uma excelente saúde bucal e reforçou o compromisso com a qualidade e segurança de seus produtos.
“Entendemos e reconhecemos que esses casos podem ser um desconforto e nos colocamos à disposição para tratar cada um deles por meio do www.colgatepalmolive.com.br/contact-us”, disse a empresa.
As informações são do Diário do Nordeste