Foto: Reprodução
Uma lei municipal passou a proibir o plantio da espécie Nim indiano (Azadirachta indica) em todos os loteamentos já existentes e nos que ainda serão implantados em Brejo Santo, no Cariri. O Projeto de Lei 1352/2025 virou lei após sanção da prefeita Gislaine Landim (PSB), no último dia 25.
O objetivo da norma, conforme o texto, “é proibir a descaracterização do bioma original, provocada pelo plantio desenfreado desta espécie invasora e exótica”. A lei, no entanto, não determina a retirada das árvores de Nim já existentes no município.
“A nova legislação tem como objetivo proteger o meio ambiente, evitando o avanço dessa espécie invasora e exótica que compromete o bioma da Caatinga. Vamos valorizar nossas espécies nativas, preservar o equilíbrio ambiental e cuidar juntos da nossa cidade”, informou a prefeitura.
Originário do sul da Ásia, o Nim indiano foi introduzido no Brasil como planta ornamental e por seu uso em controle biológico. Pesquisadores apontam que o crescimento rápido da espécie, bem como sua resistência a solos pobres e liberação de substâncias que inibem o desenvolvimento de outras plantas ao redor fazem dele uma ameaça à biodiversidade.
As informações são da Agência Miséria