Foto: ALBERTO PIZZOLI/AFP
O novo papa foi escolhido. A fumaça branca foi liberada da chaminé da Capela Sistina no início da tarde desta quinta-feira (8), no Vaticano, revelando que o conclave elegeu um pontífice.
Pouco após as 14h, da varanda da basílica de São Pedro, o cardeal protodiácono anunciou o “Habemus Papam”. Em seguida, detalhou que o novo pontífice é o cardeal americano Robert Prevost, 69 anos, que escolheu o nome de Leão XIV.
Ele é o 267º sucessor de São Pedro — primeiro bispo de Roma. Segundo a Igreja Católica, o eleito atingiu, pelo menos, dois terços dos 133 cardeais durante a quarta votação do ritual de eleição.
A fumaça branca coloriu o céu sobre a capela por volta das 13h07 (horário de Brasília). Em seguida, uma multidão reunida na praça de São Pedro rompeu em aplausos e vivas. Pouco após a emissão, os sinos da basílica de São Pedro dobraram fortemente confirmando a novidade.
Quem é o papa Leão XIV?
Nascido em Chicago, nos EUA, em 14 de setembro de 1955, Robert Prevost, o Leão XIV, é o primeiro norte-americano a se tornar papa. Ele é filho de Louis Marius Prevost, de ascendência francesa e italiana, e de Mildred Martínez, de ascendência espanhola. Robert possui dois irmãos, Louis Martín e John Joseph.
Prevost construiu boa parte de sua trajetória na igreja católica na América Latina, onde se destacou no Peru e alcançou cargos altos da Cúria Romana
Leão XIV é formado na ordem dos agostinianos, o que trará uma visão contemplativa e missionária para o seu papado. No Vaticano, ele ocupou a função de prefeito do Dicastério para os Bispos, o órgão responsável pela formação de bispos, e presidente da Comissão Pontifícia para a América Latina.
As informações são do Diário do Nordeste