Foto: Reprodução/Instagram
A cidade de Milagres será o cenário de uma celebração inédita da cultura popular nesta quinta-feira (22), com a realização da I Mostra Cultural Mestre Doca Zacarias, promovida pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Eventos. O evento ocorre a partir das 18h30 no Anfiteatro Artista Raimundo Hélio (Calvário) e reúne apresentações artísticas, exibições de curtas-metragens e homenagens a nomes e tradições que moldaram a identidade cultural do município.
A mostra leva o nome de Mestre Doca Zacarias, um dos mais respeitados representantes da cultura tradicional milagrense, e busca reconhecer o seu legado, além de valorizar outros artistas e grupos locais. A programação é extensa e diversa, envolvendo música, dança, teatro, poesia e audiovisual.
Logo na abertura, os sons dos pífanos acolherão o público, dando início ao cerimonial às 18h30. Em seguida, o público poderá conferir apresentações do Grupo de Congos, do Bumba-meu-boi do Ponto de Cultura da SOAF, e uma sequência de curtas documentais que resgatam memórias de figuras e grupos emblemáticos, como Zefa Cabral e a Quadrilha Princesa do Cariri.
A noite ainda contará com poesia ao vivo, repente com Fernando Ferreira e Rian Barbosa, além de expressões como o balé-capoeira, o grupo ACOMúsica, as Ciganinhas, e apresentações instrumentais como o Quarteto de Saxofones.
Outros destaques são o curta-ficção “Quimami: A História Lendária de Milagres”, que propõe uma releitura das tradições orais locais em formato cinematográfico, e os curtas documentais “No Terreiro de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos” e “Apaixone-se pela Paixão de Cristo”. A peça “Quem tem medo de Chica de Lissim?” também integra a programação.
Em vídeo publicado nas redes sociais, o prefeito Anderson Eugênio celebrou a realização do evento. “Em Milagres, a cultura não dorme, ela pulsa, respira e vai ecoar mais uma vez no Calvário. E agora ele volta a ser palco de tudo que nos move: dança, teatro, música, cinema e ar em cada canto. Vamos celebrar os talentos da nossa terra com a Mostra Cultural Mestre Doca Zacarias, que trará apresentações que nascem da alma milagrense”, afirmou o gestor.
Anderson também anunciou que a noite será encerrada com show da cantora Carol Zuza, como forma de coroar a celebração artística e valorizar os talentos contemporâneos do município.
A Mostra Cultural Mestre Doca Zacarias é uma oportunidade para que a população milagrense e visitantes mergulhem na riqueza do patrimônio imaterial do município, além de promover a valorização dos artistas locais e incentivar o fortalecimento das manifestações populares.
A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com a preservação da memória cultural, oferecendo ao público um evento que une tradição, arte e pertencimento em uma só noite.