Uma chuva intensa e prolongada surpreendeu os moradores do município de Milagres entre a noite desta terça-feira (20) e a manhã desta quarta-feira (21). De acordo com dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o volume registrado na sede do município foi de 68 milímetros, superando a média histórica para o mês de maio, que é de 52,3 mm.
Maio marca o fim da chamada quadra chuvosa no Ceará e, tradicionalmente, não costuma registrar precipitações significativas. No entanto, a chuva contrariou a expectativa.
Além do registro da Funceme, o pluviômetro da subestação da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) também apontou um acumulado expressivo, de 58 mm na área urbana da cidade.
Nas zonas rurais do município, os índices foram ainda mais elevados. No Sítio Boa Vista, por exemplo, o acumulado chegou a 102 mm — o maior volume registrado em todo o território de Milagres. A seguir, destacam-se:
Serra Brava: 98,5 mm
Distrito Fronteiro: 92 mm
Sítio Boa Velho: 90 mm
São Domingos: 80 mm
Sítio Cajazeirinha: 76 mm
Sítio Catolé: 69 mm
Ematerce (sede da cidade): 68 mm
Sítio Taboquinha: 66 mm
Distrito Café da Linha: 60 mm
Sítio Mororó: 60 mm
Chesf (sede da cidade): 58 mm
Sítio Saco: 55 mm
Sítio Lagoa dos Torrões: 45 mm
Sítio Tamanduá e Sítio Corredores de Cima: 40 mm cada
Especialistas da Funceme reforçam que, embora atípico, episódios como esse podem ocorrer devido a sistemas atmosféricos residuais ainda ativos no fim da quadra chuvosa. A recomendação é que moradores fiquem atentos a atualizações meteorológicas nos próximos dias.
As informações são da Folha de Milagres